quarta-feira, 29 de abril de 2015
Câncer Bucal
São tumores malignos que acometem a cavidade bucal. Pode comprometer lábios (principalmente lábio inferior), língua, palato (céu da boca), gengiva e até mesmo outras áreas como amígdalas e glândulas salivares.
Manifesta-se sob a forma de feridas na boca ou no lábio que não cicatrizam, caroços, inchaços, áreas de dormência, sangramentos sem causa conhecida, dor na garganta que não melhora e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na parte interna da boca ou do lábio. Nas fases mais evoluídas, o câncer de boca provoca mau hálito, dificuldade em falar e engolir, caroço no pescoço e perda de peso.
Pessoas que fumam e consomem bebidas alcoólicas excessivamente tem maior risco de desenvolver o câncer de boca. Ocorre também através da falta de higiene bucal e da alimentação pobre em vitaminas e minerais, principalmente em vitamina C.
A exposição excessiva ao sol também aumenta o risco de desenvolvimento do câncer do lábio inferior.
É de extrema importância o autoexame. Caso apareça alguma ferida na boca e que demore mais que sete dias para desaparecer, procure o Cirurgião-Dentista.
O exame rotineiro da boca pode diagnosticar certas lesões no início, antes de se transformarem em câncer. Pessoas com mais de 40 anos que fumam e bebem devem estar mais atentas e examinar pelo menos uma vez ao ano.
Para evitar o câncer bucal:
Evite ou reduza o consumo de fumo e de álcool;
Quem trabalha exposto ao sol, usar boné ou chapéu, protetor solar (inclusive nos lábios);
Mantenha uma boa higiene bucal;
Faça uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes;
Visite o Cirurgião-dentista regularmente.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário