sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Cirurgia Bucal e Diabetes

A halitose no paciente com diabetes descontrolado apresenta odor característico, semelhante ao cheiro de maçã ou fruta passada. Outro sinal importante é um fenômeno conhecido por xerostomia, ou seja, sentir a boca seca, sem saliva. Tudo isso ocorre porque com o aumento da glicose no sangue, temos poliúria que se caracteriza por sede intensa e aumento do consumo de líquidos e, além disso, há alteração no metabolismo dos carboidratos induzindo ao metabolismo dos lipídios, com a produção de corpos cetônicos, mais conhecida como cetoacidose.


Para o paciente com diabetes é importante que em qualquer procedimento odontológico ele esteja tranquilo, e principalmente não sinta dor, pois o medo, a ansiedade e a dor são fatores de estresse, que podem causar alterações na glicemia.

Os pacientes com diabetes bem controlados não são mais suscetíveis à infecção do que quem não tem diabetes, porém eles têm maior dificuldade de combater essas infecções. Esse fator é causado pela alteração da função dos leucócitos (células responsáveis pela defesa do nosso organismo), assim como de outros fatores que afetam a capacidade do organismo para combater as infecções.

Os cuidados pós-operatórios são basicamente os mesmos de um paciente não diabético, devendo seguir da forma correta a prescrição medicamentosa. Outro fator importante é a higiene bucal que deve ser criteriosa, através da escovação e do uso de enxaguatórios bucais indicados por seu Cirurgião-Dentista.


Além de o profissional realizar um bom questionário pré-operatório, atendê-lo preferencialmente pela manhã, estar sempre atento aos sinais de hipoglicemia e pedir que alimente previamente às consultas.

É interessante que se adquira uma escova com cerdas macias, planas e compatíveis com o tamanho da boca. O creme dental deve apresentar em sua composição flúor, e o fio dental devem ser usados diariamente. O Cirurgião-Dentista é a pessoa mais indicada para orientar e indicar as melhores ferramentas para o combate e a prevenção da cárie e doença periodontal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário